domingo, 24 de abril de 2011

Saúde / Educação / Segurança e Habitação



Aparte de agora estarei realizando varias Matérias sobre os assuntos acima mencionados para que junto com você leitor / internautas possamos realizar Debates e busca uma solução juntos, e poder ajudar as familias mais carentes que estão em maior numeros e sofrendo com a falta de apoio dos governantes Municipais, Estaduais e Federal, essa troca informações será de suma importancia para uma conclusão mais precisas, por isso é necessário e importantissima a sua Participação.

.Saúde - No Brasil, hoje, a saúde é um dos direitos humanos do povo brasileiro. Como garantir o direito à saúde do povo brasileiro? Nós ouvimos que a saúde é um direito complexo, envolve o direito a completo bem-estar físico, o direito ao completo bem-estar social e o direito a não ficar doente. Isso significa, portanto, que o direito à alimentação é um direito envolvido no direito à saúde, porque eu preciso estar fisicamente bem. Assim como o direito ao abrigo está envolvido no conceito de saúde. A proteção contra o “stress” e a segurança no trabalho também são aspectos do direito à saúde porque, se saúde é o completo bem-estar mental, eu preciso ter segurança, não só a segurança do trabalho de que eu não vou ser mandado embora amanhã. Preciso também de um trânsito melhor para que eu não perca tanto tempo, não fique estressado e tenha então um completo bem-estar mental. Eu preciso ter possibilidade de vida em família, preciso ter lazer para ter saúde. Além disso, tenho o direito de não ser contaminado, e se perder a saúde, tenho o direito a ser tratado. Tudo isso é requisito para que eu tenha saúde. Eu não posso reivindicar saúde como apenas ausência de doença. Tenho de ter bem claro que saúde é também bem-estar físico, mental e social, e não só ausência de doença.

Como garantir isso? Basicamente pela conscientização dos indivíduos. A população consciente sobre tudo que é saúde e quem vai reivindicar, organizar-se para lutar pela saúde. E o Estado vai responder à reivindicação sanitária. A população precisa estar consciente a se organizar para conseguir que o Estado responda a essa luta organizada na área específica.

Ora, o Estado tem a obrigação de oferecer serviços acessíveis a toda a população e serviços que resolvam o problema, serviços eficazes, eficientes. Deve-se lutar pela responsabilização do Estado em todos os aspectos da saúde, e não apenas numa área específica, uma vez que a saúde envolve também aspectos individuais. É necessária então a conscientização do indivíduo por meio de uma atividade muito séria, constante, de educação sanitária. Como a saúde envolve também aspectos de desenvolvimento, como o nível de saúde que seu desenvolvimento econômico permita. Necessita-se portanto, da conscientização da população para garantir o direito à saúde, fazendo com que ela participe na orientação do desenvolvimento para que ela envolva o direito à saúde.

Concluindo, a conscientização é imprescindível para a realização dos direitos à saúde. Logo, o direito à saúde deve ser destituído sempre, em todos os níveis, inclusive na escola. Gostaria de terminar lembrando o preâmbulo da Declaração Francesa dos Direitos de 1789: “A ignorância, o esquecimento ou desprezo dos direitos do homem são as únicas causas da infelicidade pública e da corrupção dos governos”. Por esse motivo quero chamar sua atenção vamos lutar pelos nossos direito, temos que fazer com que os Governos Municipais, cobre dos Governos Estaduais que por sua vez cobre do Governo Federal, olha não adianta fica só se lamentando é preciso mostrar a nosso indignação quanto a atual situação, sabe chega é hora de arregaça as mangas e Lutar, veja como esta o Vereador, o Deputado Estadual / Federal eles estão buscando verbas para serem aplicadas na Saúde? não então chegou a Hora de Trocar, finalizando os Politicos são que nem Roupa suja, não fez nada pelo povo troca, é assim a roupa quando esta suja troca-se.

Nenhum comentário: